Novas práticas recomendadas para posicionamento de anúncios, inclusive Google Adsense

Em agosto entrou em vigor para editores brasileiros as mudanças no algoritmo do Google que visam melhorar os resultados de pesquisas, priorizando sites e blogs com conteúdo de qualidade. Para os que se assustarem com o então chamado Google Panda agora tem mais um motivo para se amedrontar. O foco agora são a quantidade e o posicionamento de anúncios nas páginas, inclusive para editores do Adsense, programa de afiliados do Google.

Lendo o artigo do Gustavo Freitas, do blog GF Soluções, me atentei para as mudanças que ocorreram nas práticas recomendadas para layout de sites, blogs e posicionamento de anúncios. Para quem já trabalha com web sabe da importância de um blog estruturado e semanticamente correto, além, é claro, de ser um projeto que seja fácil de navegar e que priorize o conteúdo.

Google Adsense está alterando as regras do jogoVia GF Soluções

Acima você pode acessar o artigo na íntegra escrito pelo Gustavo. O post é bem completo e, além disso, há algumas dicas para não correr o risco de ser punido pelo Google ou até mesmo ter a conta bloqueada no Adsense. Vale a leitura.

Mas afinal, o que mudou?

Basicamente o Google quer dar prioridade a páginas de qualidade e favorecer sites que tenham conteúdo antes da dobra da página. Isso quer dizer que blogs com muitos anúncios na parte superior das páginas estão com os dias contados.

Acredito que isso é mais uma maneira de dar menos relevância a sites do tipo “made for adsense”, onde editores enchem a parte superior de suas páginas com anúncios, no intuito de conseguir mais cliques. De certa forma isso pode gerar cliques acidentais, principalmente por paraquedistas, que muitas vezes se confundem e acabam clicando em anúncios pensando que é conteúdo.

Para entender o que mudou clique no link logo abaixo e leia o artigo na própria página de suporte do Adsense. Caso esteja em inglês é só traduzir no rodapé da página.

Práticas recomendadas para o layout de sites e anúnciosSuporte do Google Adsense

O que podemos notar é que não é mais recomendado utilizar dois anúncios lado a lado posicionados entre o título do artigo e conteúdo. Esta era uma das posições mais utilizadas por bloggers que visavam ter bons ganhos com cliques em anúncios do Adsense.

A recomendação agora é que, antes da dobra, tenha algum conteúdo. Veja abaixo a ilustração extraída do próprio site do Google Adsense que mostra como se deve, e como não se deve, posicionar anúncios nas páginas.

Posicionamento anúncios
Já recomendei a todos meus clientes e amigos que utilizavam dois anúncios lado a lado entre o título do artigo e o conteúdo dos artigos a se adequarem às novas regras. Cabe a cada um decidir por fazer as melhorias em seus sites e blogs ou esperar por problemas futuros com otimização e possíveis punições.

Ainda é comum ver grandes sites utilizando anúncios em excesso acima da dobra da página sem qualquer problema até o momento. Vamos aguardar!

Para o alto e avante!

Até mais

Leave a Reply